E ai, como foi o 1º ano?

Depois de quase um ano na faculdade, posso finalmente fazer um comparativo 2 para vocês sobre o que muda, o que achei, o que não gostei em comparação ao que gostaria que fosse.
Ainda que eu saiba que tenho muito caminho a percorrer, acho que esse primeiro ano ( ou quase)  foi bem produtivo, quando comecei as aulas pensei que as aulas seriam um pouquinho diferente, com menos enrolação, com muito conteúdo. Achei que todos estariam muito interessados nas aulas,que cada dia seria mais produtivo que o outro. Algumas coisas achei certo, outras nem tanto.

1º - O primeiro choque foi os alunos. Nos primeiros dias, ou até semanas todos se mostram interessados,chegam no horário certo, se preocupam com datas, horários e matérias não passadas. Todos tem mais ou menos os mesmos gostos. Até que com o passar do tempo as aulas dos professores menos "interativos" se esvaziam de pouco em pouco, quando você der por si acaba ficando apenas metade ( ou menos, beem menos) na sala. 
Chegar no horário não é mais preocupação. Se preocupar com a matéria não passada? Isso todo mundo se preocupa, chega ser hilário todos correndo atrás do prejuízo quando vem chegando as provas. 

2º - As matérias não são interessantes quanto você imagina que vai ser, é normal você ver a grade e ver os nomes das aulas e se identificar. Chega as aulas, você conhece os professores, vê teoria, mais teoria,, e mais um pouco de teoria.. Aquela matéria que você achou que ia ser um sacoo.. você acaba amando. Normal. Mais normal ainda é você perceber que a maioria dos alunos não sabem bem  o que estão fazendo ali. Esqueceram de fazer o primordial antes de entrar na faculdade: Pesquisar a profissão. Ai vem aquela fase de aluno, atrás de aluno desistindo do curso. Aiai. 

3º - O começo é chato, mas vai melhorando com o tempo. Vi muita gente desanimar por conta das matérias que não eram tudo aquilo, pela estrutura da faculdade que não é aquela que foi vendida ou por simplesmente achar que não é para você. Mas calma. O começo é meio desanimador mesmo. Com o tempo você vai pegando a rotina, vai chegando matéria nova e você vai se identificando com uma ou outra coisa,, Daqui a pouco é amor puro por tudo. O estresse acaba enganando geral, mas faz parte, pense que é uma fase. Mas caso vejo alguém que não se identifica com nada, odiando tudo, indo por ir ( ou obrigado), já acho que se deve repensar os passos que está tomando e ver se isso mesmo que se quer seguir na vida.

4º- As aulas não são tão produtivas como deveriam, uma pena. É impressionante mais ainda na faculdade vejo muita gente imatura,tipo alunos gritando sem mais nem menos, risadas altas ( daquelas que são dadas só para chamar atenção), um mexendo com o outro de modo ridículo bullying), sim vejo gente praticando e achando graça...), ou ainda gente achando super legal atrapalhar uma aula para falar para todos seu final de semana espetacular na balada.... Pois é. Infelizmente alguns professores não tem controle, isso mesmo, tipo 6º série. Ainda bem que esse tipo de aluno é o tipico "não sei o que estou fazendo aqui" a acaba percebendo que a maioria já passou da fase de achar graça de tudo e está na fase "quero estudar, i é sério!". Uffaa..

5º - Rola festas, e mais festas mas não se divulga. Pois é, obviamente muita gente discorde e diga o contrário, mas  o que eu vejo é isso. Existem muitos grupos e organizações de diversos tipos de eventos,  grupos religiosos ( ?), de esportes, estudos e obviamente festas, aonde estou tem algumas por tipo de curso ( artes, negocio e tals), cada grupo organiza suas cervejadas. Mas sinceramente tirando as mídias sociais ( facebook, twitter ...) na própria faculdade pouco se fala delas. Tanto que quando ocorrer algo importante, as pessoas reclamam de não ter sido informado do evento.. Sem facebook ou aquele amigo baladeiro nada se sabe desses eventos.  

6º As pessoas bebem muito. Mas muito mesmo. Se você está nos grupos da faculdade você terá conhecimento sobre cada coisa... Mas o que espanta é o nível de bebedeira dos universitários. Não que eu não beba, ou saiba que é normal em festas. Mas imagina a cena: 7:30 da manhã e os alunos bêbados com uma garrafa de vodca na frente da faculdade... Eu presenciei isso algumas vezes. Quando ocorre as famosas cervejadas o numero de alunos dando PT é surreal. Os novinhos não sabem beber e isso é fato. 

7º Ninguem liga para o que você está vestindo. Na escola é um tal de olha minha blusa, meu sapato, meu cabelo minha maquiagem que eu me irritava. Na faculdade ninguém liga para o que você está vestindo. Você vê desde as meninas a lá "itgirl" a meninas com jeans e camiseta e tudo bem. Sério, eu sei que principalmente as meninas se preocupam com o usar nas primeiras semanas de aula mas com o tempo você que é pura besteira o look principal da maioria das meninas é: Calça, camiseta e sapatilha.. Por que ninguém é obrigada a se vestir que nem princesa de manhã e ir trabalhar logo em seguida toda montada. O melhor é ir confortável. 

E você o que acha da faculdade, que impressões lhe tem passado. COMENTE.

0 comentários:

Postar um comentário