Na faculdade


Eu não sabia bem o que fazer. Ponto. Afirmação que tenho certeza 90% dos adolescentes que estão na fase de escolher sua profissão dizem. E na minha adolescência também não sabia. 
Estudei toda a minha vida em escolas públicas com todos os seus erros e pequenos acertos que daria assunto para outro post, lá como na maioria das escolas deste nível, não dava qualquer assistência aqueles que estavam em fase de decisão. Escolha para toda a vida. Uma das escolhas mais importantes que darão a uma pessoa uma a reta a ser seguida na vida inteira. Imagina o tamanho da responsabilidade que os adolescentes de 17,18 anos tem nas mãos.
Na minha escola lembro ela no Último ano de Ensino médio teve duas palestras sobre profissões uma com um advogado que falou sobre alguns casos que ele trabalhou e um pouco da sua vida na advocacia e a outra palestra foi cancelada, pois é. Não me lembro de nenhuma outra ação da escola com o intuito de ajudar nessa fase, a não ser alguns cartazes espalhados pelas paredes que diziam os dias de inscrições dos vestibulares e ninguém dava muita bola a não ser em uma dia que o coordenador foi na sala de aula dizendo que a escola faria a inscrição em tal dia e horário para o vestibular de uma faculdade federal. Lembro de no final do terceiro ano um cartaz enorme na frente da escola com cinco nomes dos alunos que haviam passado.
Durante o ensino médio não tive nenhuma preocupação com a carreira que ia seguir, nem pensava nisso para dizer a verdade e tenho certeza ninguém na minha sala se questionava sobre isso. Uma vez ou outra um professor daqueles que todos gostavam de assistir a aula por saber falar a língua dos adolescentes (tenho certeza que você que está lendo isso já se deparou com um professor "cabeça" que você adorava assistir a aula). Perguntou um dia quem estava fazendo cursinho, duas alunas levantaram a mão. Tenho que ressaltar aqui uma coisa: Era a primeira vez que ele estava dando aula para o ensino médio em uma escola pública. Lembro dele ter ficado surpreso. Ele fez outra pergunta "para qual curso " , nem as duas meninas que faziam cursinho sabiam o que iam fazer, todos então começaram a dizer: Medicina, advocacia, engenharia, nutrição. Ele perguntou como estávamos nos preparando, obviamente ninguém tinha noção ali de como era concorrido um vestibular, ninguém se preparava, todo só tinha o que era passado em sala de aula. O professor então ficou perplexo pela falta de interesse dos alunos, depois de um tempo, depois de muitas aulas e muita conversa ele entendeu: ninguém ali sabia nem ao menos como era essa história de vestibular. Ele então começou a dar aula de matemática com base nas provas de vestibulares, ele percebeu que ninguém sabia resolver aqueles problemas complexos, ele então questionou o que tínhamos aprendido nas aulas. Ele então descobriu a nossa realidade: Não tínhamos aula de exatas naquela escola, não tinha professor. No primeiro ano não tive física e biologia. No segundo Biologia, química e física. No terceiro Matemática, física, biologia. Ai você me pergunta " mas e as notas não tem de ser lançada, como não ter aula, é uma absurdo." Mas era assim mesmo, ninguém ligava por que não tinha o que fazer, não tinha professor e colocavam eventual, aqueles professores que são formados em letras, história e vão dar aula de matemática. Não preciso dizer que não tinha aula. Ou era uma cópia de alguma página de livro, ou então o professor passava a matéria que ele dominava.
Agora que você conhece um pouquinho do meu ensino médio, entende que não tinha embasamento nenhum para cursar uma faculdade pública e o pior é que nunca tive vontade. Eu fiz o Enem daquele ano de 2009 no terceiro quando se pode fazer sem taxa nenhuma. Eu fui muito bem, não tinha estudado e mesmo assim a média foi ótima, mas não sabia da existência de Prouni ou outros programas que podem ajudar a estudar gratuitamente. No primeiro ano longe da escola eu consegui meu primeiro emprego como promotora de vendas, cansativo mas porém divertido. Em 2011 por total influência da internet que aprendi a dominar e saber mais sobre a importância de se fazer um curso técnico fui fazer curso técnico em nutrição e dietética, logo na primeira semana percebi que não era para mim. Cozinhar, saber o que tem em cada alimento, valor nutricional, liderança de equipe. Nada daquilo tinha a ver comigo. Mas terminei e trabalhei na área.
Neste mesmo curso técnico evolui muito como pessoa, aprendi coisas que não pensei que tinha capacidade, liderança, vontade de criar até percebi que tinha uma certa facilidade para falar lá na frente da sala sem sair com as pernas tremendo como uma vara verde. Mas nos dois últimos módulos daquele curso aprendi outra coisa. Com o foco para o empreendedorismo e criação, tivemos de fazer trabalhos como um lançamento de um produto no mercado, aprendi a fazer planos de negócio, a pesquisar sobre o mercado. E tudo aquilo que não era o foco do curso estava fazendo meus olhos brilharem. Apesar do trabalho ter o foco no lançamento de um produto alimentício a minha preocupação ficou totalmente em como fazer aquele produto chegar no consumidor, a parte que seria apenas uma coisa a mais no trabalho tomo todo o meu foco como a pesquisa com possíveis consumidores, de locais para aquela empresa fictícia, da melhor embalagem para chamar atenção do meu público alvo, na análise de mercado, nas redes sociais. Hoje eu lembro disso e dou risada, porque eu tinha ido para nutrição se não tinha nada a ver comigo? Eu também não sei, mas foi ali que percebi que adorava a área da comunicação e negócios, mas também sabia que amava outra coisa.
Quando terminei meu curso eu fiz outro técnico. O de informática para internet, ai você deve dizer: Ela é louca. Não gente, parto do princípio que todos deveriam aprender a programar, acho uma coisa necessária para os dias de hoje conhecer a rede e saber lidar com ela. Neste curso aprendi muitas coisas que uso hoje e naquele ano também me inscrevi no Prouni.
No curso de Marketing eu consegui uma bolsa integral. Ter aulas sobre assuntos que fazem todo o sentido para você é sem igual. É uma sensação ótima conhecer mais a fundo assuntos que realmente te interessam, e é aqui quero chegar. A partir de agora a cada coisa interessante irei partilhar com vocês. Sempre quis saber sobre como é fazer uma faculdade e acho que seria ótima partilhar meus medos e alegrias de modo que quando for daqui a quatro anos posso estar revivendo cada parte desta fase de minha vida.
Espero que faça sentido e que ajude de alguma forma a todos que também querem um dia frequentar uma faculdade.

 


 


 

0 comentários:

Postar um comentário