Fim de semestre


Minha nossa como é esperado esse dia. O dia de dizer.. TERMINOUUU! . Não o curso.. Ainda não. Mas o semestre. Não sei se é assim com todo mundo, ou em todos os cursos, mas tenho que dizer que o fim de semestre é a pior parte. Você tem tanta coisa para fazer: Provas, trabalhos, correr atrás de nota, chorar com o professor por conta de uma  falta marota, apresentações, nervosismos. Semana de prova. É muita pressão.

Está ai uma grande diferencia do tempo de escola para agora. A pressão. Talvez você discorde comigo por que na sua escola o estilo é diferente, mas eu que estudei em uma escola publica em que não aprendi a ter o minimo de controle sobre minhas notas é uma diferencia imensa.
Até então quando estava chegando o fim de bimestre, depois de alguns trabalhos, nota de caderno, participação e uma prova você somava tudo e dividia ( era assim na minha época, será que mudou muita coisa de uns aninhos para cá?) se você tirava uma nota baixa na prova não tinha problema era considerado o seu bom comportamento ou corria para fazer os trabalhos que você não quis fazer para compor a nota e pronto. Estava livre.

Na faculdade além do compromisso de "eu tenho que entender tudo", os trabalhos e apresentações não são só copia e cola ( pelo menos não deve ser), você tem de entender e apresentar e junto disso entender todo o conteúdo que está passando nas outras matérias, tudo bem no começo de semestre é só acompanhar o ritmo e quando tiver duvida em algo quando puder repasse em casa. Mas com o passar do tempo você obvio adora procrastinar e quando vem a primeira prova e percebe que não entendeu nada da matéria até ali, pensa que uma noite mal dormida vai ajudar a absorver toda a matéria para  a prova do dia seguinte. obviamente a nota não é aquelas coisas e pronto se fudeu.

Não sei como é em todas as faculdades, mas na minha é assim, são duas notas. A primeira é comporta por trabalhos e  atividades e uma prova. Tudo bem ir mal nessa prova, ela é mais fácil e a nota 1 não será de todo o mal se você fizer os trabalhos propostos e tal. A nota 2 é composta apenas por uma prova, ela é mais difícil e obviamente você tem a necessidade de ir bem nela. Uma semana inteira de provas difíceis que coloca em prova todo o seu conhecimento da matéria passada durante o semestre inteiro. Pressão, imagina.. Só lembrando que a soma da nota 1 mais a 2 tem de ser razoável, ninguém quer ficar de DP.

Tirando esse item básico, temos os projetos. Obvio vai depender do que você está cursando, mas esse texto está sendo baseado na minha opinião e vivencia, só para deixar claro.  O projeto pode ser dito como uma maneira de você colocar em prática o que você aprende na aulas durante a semana, no meu caso em cada semestre é pedido uma coisa diferente onde é composto por trabalho escrito e a  apresentação para a banca. Um projeto que se você colocar tempo e vontade será algo bem legal, mas se deixar " para lá" vai ser um inferno pessoal. , você não o fará sozinho, é em grupo,( uma boa ideia de post, os trabalhos em grupos) o que obvio traz desentendimentos por conta de quem faz o que, muito parecido com o tempo de escola, mas com um pouco mais de amadurecimento por parte de alguns.
A pressão para apresentar lá na frente, sem cola para falar e de maneira clara é sempre uma pedra no calçado de muitos, graças a Deus eu não tenho problema com "falar em publico", mas quem tem é algo que pode estragar o trabalho que foi feito o semestre inteiro.. Aiai quanta pressão.

Agora por que contar isso para vocês, haa por que eu quis. Mentira.Por que é o tipo de coisa que ninguém sai contado por aí. Quando você está preste a ir para a faculdade você sabe que vai ser diferente , espera que seja divertido, mas ninguem fala do comprometimento. Vi muitas pessoas reclamando da pressão, do pouco tempo e uns desistindo por não aguentar. CARAMBAAA..

Isso é bem bobo, se você quer saber minha opinião. A faculdade não é para diversão é para aprender e colocar esse aprendizado em prática no mercado de trabalho, muitas pessoas vão para esse caminho achando que é o momento das cervejadas, da pegação. É obvio que vai ter ,,, E muiito .. mas não é o foco, é apenas parte da vida de um universitário,Entende a diferencia?

Fico impressionada com o grau de imaturidade de muitos alunos, alguns chegam a um nivel que me faz parecer estar dentro do ensino fundamental. Isso poderia trazer novamente outro post, quem sabe. Não espere que a faculdade seja o mar de rosas, tem muitas pedras também, faz parte da vida adulta, ou você está achando que o mercado de trabalho vai dizer sim para tudo o que você quiser e te mandar flores quando você errar?






0 comentários:

Postar um comentário